Lógica de Programação


Resumo 

Este texto foi criado com o objetivo de falar sobre conceitos como variáveis, estruturas de controle de fluxo e estruturas de repeti
ção. A linguagem adotada será a linguagem Java. Nele serão abordados os assuntos de forma resumida. Para mais detalhes
podem ser consultados os sites usados como referências bibliográficas.

Introdução

Diariamente realizamos ações que são constituídas por uma sequência de passos, como por exemplo: acordar, tomar banho, to
mar café da manhã. Para desenvolver um software também precisamos seguir uma sequência de etapas. A maneira de desenvol
ver de forma lógica essa sequência de passos é chamada de lógica de programação, e para isso usamos estruturas e variáveis.

1. Variáveis 

Os dados de um software são armazenados em local na memória RAM para uso da aplicação em execução. Para dizer como ar
mazenar esses dados usamos variáveis.

No Java os tipos mais usados em linguagens de programação estruturada são chamados de tipos primitivos eles são divididos
em: lógico (boolean), caracteres (char) com conteúdo colocado entre aspas simples, inteiros (byte, short, int, long) e números de
ponto flutuante (float e doble) no caso de float: o valor deve ser seguido da letra f. Para criar uma variável precisamos digitar:

tipo nome = valor; 

Exemplos: 

boolean valor = true;

char tecla = 's';

int x = 10;

float altura = 1.80f;

double peso = 100.5;

Além dos tipos primitivos, também temos a classe String que cria um objeto contendo uma sequência de caracteres. Uma String
é imutável, seu conteúdo não pode ser alterado. A cada modificação é criado um novo objeto que contém o conteúdo da String
anterior com as alterações. Do mesmo jeito que criamos uma variável de um tipo primitivo também podemos criar uma String,
mas precisamos colocar o conteúdo da String entre aspas duplas. Exemplo:

String frase = "Hello world!";

2. Estruturas de controle de fluxo 

Um software precisa conter instruções para que o dispositivo onde o software esteja em execução possa tomar decisões. No
java temos as seguintes estruturas: if, else e else if. Elas podem ser usadas juntas, mas sempre precisa começar com um if.
Abaixo temos uma estrutura condicional que é a mais simples:

if(x >= 7){

    System.out.println("Aprovado");

Se x for maior ou igual a sete imprime na tela Aprovado.

Podemos usar o else em conjunto com o if para o caso se a condição testada pelo if for falsa executar uma outra instrução.
Exemplo:

if(x >= 7){

    System.out.print("Aprovado");

}

else{

    System.out.print("Não foi aprovado");

}

Se a condição do if for verdadeira, imprime na tela Aprovado se não imprime a instrução dentro do else.

Podemos também usar o else if. Exemplo:

if(x >= 7){

    System.out.print("Aprovado");

}

else if(x < 7 && x > 3){

    System.out.print("Recuperação");

}

else{

    System.out.print("Reprovado");

}

Se a condição do if for verdadeira imprime na tela Aprovado se não testa a condição do else if, se for verdadeira imprime na tela
Recuperação, caso contrário executa o que está dentro do else.

3. Estruturas de repetição

Normalmente precisamos que nossos trechos de código sejam executados de forma repetida com por exemplo um menu de um
jogo. Para isso usamos as estruturas de repetição também chamadas de loop. Em Java as estruturas usadas são o for, while e
o do while. Também existe um tipo especial de for: o forEach, mas não falaremos nele nesse artigo por ser muito usado em
programação orientada a objeto e programação orientada a objeto não é abordada neste artigo.

3.1. for

O for é usado quando queremos que um determinado código seja executado em um número determinado de vezes. Para
criarmos um for precisamos definir uma variável, atribuir uma valor inicial para essa variável, criar uma condição e criar um
incremento. Exemplo:

for(int i = 0; i >= 10; i++){

    System.out.println(i);

}

Primeiro criamos uma variável chamada i, atribuímos a ela o valor inicial zero, criamos uma condição de que o for só será
executado se i for maior ou igual a 10 e definimos que a cada execução do for será
somado 1 ao valor de i. O Resultado será uma contagem de 0 até 10.

3.2. while

Mas quando queremos executar um código de forma repetida e não temos uma quantidade determinada de vezes que
ocorrerão as repetições. Para isso podemos usar o while. Para usar a estrutura while só precisamos dizer uma condição para
a execução do while. Exemplo:

while(tecla != 0){

    System.out.println("Programa executado com sucesso");

    System.out.println("Precione 0 para sair);

    tecla = entrada.nextInt();

}

Nesse caso mostra a mensagem de que o programa foi executado com sucesso, pula uma linha, em seguida mostra a
mensagem para digitar para sair, em seguida aguarda até o usuário digitar uma tecla. O while será executado enquanto o
usuário não digitar 0.

3.3. do while

O do while faz o mesmo do while. A diferença é que nesse caso, o código é executado primeiro e a condição é testada depois da
execução. Exemplo:

do{

    System.out.println("Programa executado com sucesso");

    System.out.println("Precione 0 para sair);

    tecla = entrada.nextInt();

}while(tecla != 0);

O que está entre o do e o while é executado primeiro, em seguida é verificado se a tecla é diferente de zero. Caso seja
diferentedo zero o código repetido. Se for igual a zero, a estrutura de repetição será encerrada.

Conclusão

Para criarmos um software precisamos dizer o que o dispositivo deve fazer, seja ele um desktop, notebook, celular e etc. As
instruções são um processo lógico dividido em etapas bem definidas.

Precisamos manipular dados que são carregados na memória RAM. Para definir a localização e a forma de armazenamento
desses dados precisamos criar variáveis. No Java basicamente temos os tipos primitivos junto com o tipo String que na verdade
é uma classe.

Ao executar um software o dispositivo precisa tomar decisões. A forma de fazer isso no Java é usando as estruturas if, else if e
else.

É comum trechos de código que se repetem um número determinado de vezes como no caso do uso do for ou de forma
indefinida como nos casos do while e do do while. Usando o do while, o que está dentro da estrutura é executado primeiro e
depois a condição é testada.

Referências bibliográficas

Roveda, Ugo. Lógica de programação: o que é e por que é importante? kenzie. Disponível em: https://kenzie.com.br/blog/logica-de-programacao/. Acesso em: 05 de fevereiro de 2022.

Blanco Gonzáles, Victorino. Tipos primitivos e variáveis em Java. DevMedia. Disponível em: https://www.devmedia.com.br/tipos-primitivos-e-variaveis-em-java/3149. Acesso em: 05 de fevereiro de 2022.

String em Java: Entendendo e utilizando essa classe. DevMidia. Disponível em: https://www.devmedia.com.br/string-em-java-entendendo-e-utilizando-essa-classe/25503. Acessado em: 05 de fevereiro de 2022.


 



 

 

 

 

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